RESPONDI ÀS PERGUNTAS SOBRE O WORDPRESS

Depois do post sobre a migração  do blogger para o wordpress, decidi fazer este post para responder às perguntas deixadas nos comentários. Já vi inúmeros posts sobre como migrar,  ou então sobre os prós e os contras de ambas as plataformas. Nunca vi nenhum dentro do género que ando a publicar, sendo assim dado o feedback decidi fazer este post.

Parecendo que não, recebi algumas mensagens e comentários a dizer que queriam saber mais. Nunca pensei que iria receber tão bom feedback quanto à mudança de plataforma, ou do template. Posto isto, vamos lá começar.

O template é gratuito? Foste tu que escolheste?

O template é pago, se não estou em erro paguei 3,15€ a um vendedor no site etsy. Já falei sobre esse site aqui no blog. Fui eu que escolhi, que o configurei e personalizei. Não foi uma tarefa fácil admito, porque estava habituada ao blogger. Para mim mexer em html é fácil e conseguia resolver tudo na hora sem procurar muita informação. No entanto, o wordpress acaba por ser diferente. Há quem diga que tem menos trabalho, eu achei que tenho mais, mas consigo chegar ao objectivo pretendido. No final valeu a pena e tornou-se bem mais prático.

Não aconselho templates gratuitos porque são muito limitados e nunca ficam como vemos ou queremos.

Qual o plano que utilizaste?

Como referi no post sobre a migração para o WordPress utilizei o plano intermédio. A meu ver é um plano óptimo e bastante acessível. Paguei 45€, que é pago anualmente mas engloba desde 10gb de espaço até migração gratuita, contas de e-mail ilimitadas, oferta de SSL e ainda suporte 24H/7.

Posso dizer que dos 10gb disponíveis ainda só utilizei perto de 400mb e a maior parte da utilização já vinha do blogger.

Já tinhas domínio antes?

Já tinha domínio antes. Comprei o ByDezassete logo ao inicio do blog no GoDaddy e desde então manteve-se. Por enquanto não irei mudar, mas mais tarde estou a pensar mudar e adquirir mais uma vez os serviços da Lusitec.

Blog dezassete - wordpress
Blog dezassete – wordpress

Com a migração perdeste todos os teus seguidores?

Infelizmente como são plataformas diferentes perdi todos os meus seguidores no qual já tinha perto de 450. Andei à procura de possíveis maneiras de transferir mas até agora não encontrei nada. O blog antigo ainda não o eliminei, simplesmente está a redireccionar automaticamente para este, por isso vou mantê-lo assim até conseguir encontrar uma solução para recuperar os seguidores.
Neste decidi não colocar seguidores porque vou dedicar o meu tempo à newsletter no qual podes ficar a par de todas as novidades.

Os comentários mantêm-se de uma plataforma para a outra?

Os comentários mantiveram-se mas com a mudança de um plugin, os antigos ficaram todos desconfigurados. É outra coisa no qual ainda ando também a estudar. Ao fim de uma semana consegui colocar o formulário de contacto como realmente queria. Mais uma vez não foi tarefa fácil, mas consegui (#proud).

Sentes falta de algum widget como por exemplo o GFC?

Por acaso não sinto nenhuma falta dos widget, apenas gostava de ter os meus seguidores (GFC) aqui no wordpress. Consigo ter à mesma widgets, com mais variedade. A forma de personalizar acaba por ser muito idêntica com o blogger, por isso não há nada que enganar.


Em  regra geral estou melhor servida com o wordpress. Esta ultima semana tem sido de muita aprendizagem, de muito conhecimento. Em certa parte estou arrependida de não ter escolhido logo o wordpress, mas no inicio também não sabia o que queria realmente com o blog. Agora que o meu principal objectivo é evolui-lo, sinto que estou no caminho certo e não há nada melhor do que isso.
Para a próxima semana irei fazer o update sobre o que estou achar desta plataforma, quais a dificuldades e as grandes diferenças que encontrei.

Estão a gostar destes posts sobre a mudança?

Queres adquirir um alojamento e não sabes onde? Entra no site da Lusitec e tens 10% com o código bydezassete ao comprar um plano de alojamento.

23 Comments

  1. Estou a gostar bastante. Também já ponderei migrar; mas, entretanto, li alguns casos de pessoas que perderam conteúdos ao migrar e como o meu blogue já tinha conteúdos desde 2013. Fui deixando a ideia em stand by. No entanto, é um caso a ponderar, depois de ler a tua experiência =)

    Um beijinho!

    1. Na minha opinião ao migrar faria com “profissionais”. Apesar de saber como se faz a migração, tive medo de perder tudo, por isso pedi à empresa para o fazer
      Eu recomendo imenso, ainda para mais como tens o teu livro, deverias ter o teu próprio blog

      Beijinhos

  2. Tenho uma newsletter parecida à do blogger que é distribuída pelo Google mesmo. Envia os e-mails automaticamente e é mesmo o que queria pois ou tenho tempo para escrever posts ou bem para fazer e-mails. Gostei do post! Beijinhos

    1. Obrigada pela sugestão querida, já tinhas falado nela 😀 Sinceramente ainda não sei como fazer. Estou a gostar do mailchimp porque consigo personalizar e enviar quando quiser, mas às vezes nem sempre tenho tempo para o fazer ahaha

      Beijinhos <3

  3. Depois de ver TANTAS pessoas a dar preferência ao wordpress, já pensei também em fazer essa migração, mas não sei. Não tenho qualquer queixa do blogger, por enquanto. Acho que vou ficar por lá. Entretanto gostava de ver mais posts sobre esta migração, pois existem mil e uma coisa a considerar. Para além que é um investimento significante.
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

    1. Sem dúvida que é um grande investimento, mas gosto de pensar que mais tarde ou mais cedo será devolvido. Eu também não tenho qualquer queixa do blogger, acho que para o inicio é excelente, mas para quem quer mais compensa o wordpress 😀

      Beijinhos

  4. Eu não consigo deixar o blogger, estou há mais de 10 anos na plataforma, já experimentei o wordpress e não gostei.
    E isso da newsletter não dá pra mim, detesto ter o e-mail cheio de newsletters, normalmente cancelo todas essas subscrições porque torna-se chato.
    Mas para quem se habitua a trabalhar com a plataforma wordpress não quer outra coisa =)

    MRS. MARGOT

    1. Por isso é que na minha opinião a newsletter uma vez por mês chega, mesmo por causa do que disseste 😀
      Verdade

      Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: