0
EmLIFESTYLE

QUERIDOS PEREGRINOS

Aproxima-se o 13 de Maio e acaba por ser mais do mesmo. Para ser sincera não tenho nada contra religiões ou quem faz estas coisas. A verdade é que temos de colocar as cartas na mesa e demonstrar como as coisas são. O 13 de Maio é altura em que os queridos peregrinos começam as suas viagens aventureiras até Fátima. Não existe nada de novo aqui.

É nesta altura em que os jornais começam a dar tempo de antena a quem caminha longos quilometros até Fátima. Surge a típica frase que todos, mas mesmo todos dizem é “Os condutores têm que ter mais cuidado”. Vamos começar por fases, será que são os condutores ou são os peregrinos que têm que ter mais cuidado? Não sei quanto a vocês, mas a mim irrita-me ver 5 ou 6 peregrinos lado a lado. Todos nós sabemos que é para fazer a famosa bicha (ou fila indiana).

Ver 5 ou 6 peregrinos lado a lado numa estrada

Será que são os condutores que têm que ter mais cuidado ou são os peregrinos que têm de deixar tirar selfies no meio da estrada? Será que são os condutores que têm de ter mais cuidado ou são os peregrinos? Com o avançar dos anos qualquer dia serão os carros que estão nas bermas e o peregrinos ocupam a estrada “porque não custa tanto”. Desde Torres-Novas até Fátima, as câmaras andaram a cortar a erva para os senhores peregrinos caminharem nas bermas, mas preferem sempre ir na estrada para não magoarem os pés.

Uma das coisas que mais me chateia é ver lixo no chão porque as pessoas não conseguem ser civilizadas. Não têm mentalidade para tal. Num jornal da hora de almoço de Terça Feira um indivíduo disse que as câmaras deveriam colocar caixotes do lixo de 500 em 500 metros. E sabem porque? Porque custa muito andar com uma garrafa na mão. Por isso o método mais fácil é deitar para o chão. A culpa de haver tanto lixo nas bermas nesta altura é pura e simplesmente das câmaras. Fogo não há caixotes do lixo e os coitadinhos não conseguem andar com as garrafinhas na mão.

A culpa de deitarem lixo para o chão é das câmaras

Aqui também foi culpa da câmara ou do santuário por não ter um caixote do lixo de 1 em 1 metro? Para mim isto é falta de civismo. Reclamaram que jovens que vão para os festivais e afinal os mais velhos também o fazem. Não posso julgar uma pessoa enquanto faço o mesmo.

Acho que antes de fazer uma caminhada tão longa como esta devemos preparar mentalmente se somos aptos o suficiente para tal. Mas não só em termos físicos! Conta também a parte de saber andar fora de casa, neste caso, numa estrada. Compreendo que não hajam passeios em todo o lado. Por isso é que devem andar uns atrás dos outros e não lado a lado como as comadres fazem. A história da vizinha do lado deve ser mais importante do que a vossa vida?!

Antes da caminhada é necessário preparar mentalmente

Contudo, não querem que pense que sou contra estas coisas. Por mim até poderiam fazer todos os dias (é exercício físico), mas peço que sejam mais civilizados e conscientes. De uma vez por todos chega de armarem-se em vitimas porque todos nós sabemos não respeitam as regras tão bem como dizem.

Se o ano passado não viram as 8 Coisas Sobre Fátima ainda vão a tempo de ver, porque gira o disco e toca o mesmo. No final quero deixar uma especial atenção porque nem todos são assim! Muitos respeitam e sabem como fazer sem prejudicar ninguém.

You may also like

10 Comentários

  • Andreia Morais

    O cuidado deve ser de parte a parte. As pessoas têm que ser mais conscientes dos seus atos!
    É triste a falta de civismo que se encontra por ai

    Beijinhos, minha querida*

    11 Maio, 2018 at 21:44 Reply
    • Daniela Santos
      Daniela Santos

      Claro que o cuidado é de parte a parte, mas por exemplo quem vai a conduzir tem sempre a noção para não existir acidentes, mas será que os que caminham fazem isso? :b

      Beijinhos <3

      18 Maio, 2018 at 12:36 Reply
  • Sara Canhoto

    Concordo plenamente! Infelizmente a maior parte da população (ainda) não ganhou consciência dos seus atos. Estou na esperança que qualquer dia isto mude…

    Um beijinho :*

    11 Maio, 2018 at 22:08 Reply
    • Daniela Santos
      Daniela Santos

      Pois ainda, mas será que vai ganhar? Temos que estar assim tão confiantes? :b

      Beijinhos <3

      18 Maio, 2018 at 12:37 Reply
  • Miguel

    é verdade, sim, querida. depois de tantos pontapés, acabamos por fazer com que nos passe ao lado 🙂
    Opaaa, muito obrigado. De coração <3

    Ainda não tinha pensado neste outro lado da moeda. Vá, tinha pensado neste último em relação ao lixo no Santuário. Quando vi as imagens, o ano passado, caiu-me tudo de tão descabido e de falta de civismo foi!
    É deste género de temáticas que realmente gosto de ler 😀

    NEW FASHION POST | IT’S OPEN THE BEACHWEAR SEASON. <3
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me 😀

    12 Maio, 2018 at 8:27 Reply
    • Daniela Santos
      Daniela Santos

      Às vezes só quando saímos da “caixa” é que damos conta das coisas. Mas sim a falta de civismo é absurda

      Beijinhos

      18 Maio, 2018 at 12:38 Reply
  • Mrs. Margot

    Eu nunca fiz essa “caminhada” mas concordo em tudo com o que disseste, aliás a maior hipocrisia do mundo são essas pessoas tão católicas, tão religiosas e tão pouco civilizadas, com tão pouco cuidado consigo e com o outro, mais, eu adoro Fátima, mas não preciso de um dia especial para ir mostrar a minha espiritualidade, devoção, ir neste dia 13 de Maio, faz-me sempre sentir que vão para se mostrar aos outros, mostrar a sua devoção.
    Hoje cheguei mesmo a ver pessoas a fazerem directos e até a tirarem fotos nos túmulos dos pastorinhos, coisa que me causa um pouco de urticaria, eu não sou católico, nem religioso, mas sou espiritual e jamais faria uma coisa dessas.

    MRS. MARGOT

    13 Maio, 2018 at 22:06 Reply
    • Daniela Santos
      Daniela Santos

      Tenho a mesma opinião que tu, mas sinceramente já deixei de a expressar, porque burros velhos não aprendem novas línguas. Mas sim, uma pessoa religiosa não precisa de ir só no dia para demonstrar, mas pronto xD

      Beijinhos

      18 Maio, 2018 at 12:40 Reply
  • Adriana R.

    Mesmo! Acho vergonhoso não terem um pingo de consciência. Façam a caminhada a pé ou não mas ponham o lixo no lixo, tristeza. Pode ser que haja peregrinos a ler o teu post! Eheh
    Beijinhos

    14 Maio, 2018 at 23:37 Reply
    • Daniela Santos
      Daniela Santos

      Duvido que tenham lido, porque até agora nenhum falou :b

      Beijinhos

      18 Maio, 2018 at 12:42 Reply

    Deixa um comentário

    %d bloggers like this: