Q&A – UMA CRIANÇA VEGETARIANA

O post de hoje é um pouco diferente do habitual e serve para desmistificar um pouco sobre alimentação do tuquinha. Foram várias as perguntas que a Tânia do A Maria do Mar fez e vou responder a todas, Tim Tim por Tim Tim (risos). Antes de mais quero agradecer a esta maravilhosa pessoa por se chegar à frente e fazer tantas perguntas, que pelo o que percebi são as dúvidas de várias pessoas.

Para quem não segue o blog desde passo a explicar. Sou vegetariana há quase cinco anos, o Bu é há mais tempo do que eu, por isso decidimos seguir este tipo de alimentação (que não é dieta) para o nosso filho. Durante a gravidez, a amamentação, as primeiras papas nada mudou e continuamos sempre a seguir este tipo de alimentação.

Nada mudou e continuamos sempre a seguir a alimentação vegetariana

A tua alimentação mudou algo na gravidez? Durante a gravidez não se tornou diferente, a única coisa que mudou foi os suplementos, mas isso acontece com todas as grávidas. Não tomei os suplementos tradicionais receitados pelo médico de família. Procurei os mais naturais possíveis e aptos para vegetarianos. Acabei por escolher da marca solgar.

Foi fácil encontrares um médico que não tivesse sempre em cima de ti para comeres carne e dares carne ao teu filho? O nosso médico de família está escolhido desde que nasci, foi o meu médico e agora é também do Tuquinha. Não colocou entraves, mas se alguma coisa piorasse teríamos que rever a alimentação. Há pouco tempo disse à minha mãe que eu tinha portado muito bem na gravidez. Por sim, até fiquei contente. Optámos por não querer pediatra visto que estamos bastante contente com o médico de família.

Ao fim de algum tempo sendo vegetariana já não se liga a essas coisas

Como fizeste quando te disseram para começares a colocar peixe e carne na dieta do teu baby? Esses comentários existiram mais por parte de conhecidos. Aqueles que têm a mania que sabem tudo. Contudo ao fim de algum tempo sendo vegetariana são coisas que entram por um ouvido e saem por outro.
Como fizeste em relação ao leite de compra? Felizmente foi algum que nunca foi necessário. Amamentei até aos dois anos e quando se introduziu o leite foi de origem vegetal. Mas existem alternativas disponíveis para quem não quer ou não pode dar leite de origem animal.

Críticas que ouves regularmente por o teu baby ser vegetariano? Não costumo ouvir muitas criticas porque não dou oportunidade de comentarem. Mas o que odeio ouvir é aquela de “não dar a opção de escolha ao meu filho”. Fico a pensar, será que as outras pessoas também dão opção de escolha aos seus filhos que comem de tudo? Isto porque estão a obriga-los a comer carne ou peixe sem saberem o que é realmente.

O mais fácil é mesmo explicar a realidade

Já alguma vez ofereceram carne ou peixe ao teu filho à tua frente? Se sim, como reagiste? Nunca, mas se alguma vez o fizerem ficarão consideradas pessoas desconhecidas para mim.
Como pensas um dia explicar ao teu filho o porque de ter uma alimentação “diferente” dos outros meninos? O mais fácil é mesmo explicar a realidade das coisas, se forma simples e eficaz. Os animais não são comida, têm sentimentos e não podemos aproveitar da vida deles só para cinco minutos de prazer.

Por fim quero acrescentar, que não estou aqui para radicalizar alguém. Cada um faz a sua escolha e opta pelo o que quer. Nós decidimos seguir este tipo de alimentação e temos pela noção dos cuidados que são necessários ter. Para quem quiser iniciar o vegetarianismo aconselho sempre primeiro em falar com o médico de família.

E vocês gostavam de ler mais Q&A sobre este tema aqui no blog?

Reader Interactions

Comments

  1. Catarina Sofia says

    Por isto é que eu gosto de ti! És sem papas na lingúa! O filho é vosso logo a opção de ser vegetariano é vossa e ponto! Vocês é que sabem o melhor e claro ainda para mais é acompanhado pelo médico, por isso os conhecidos só têm é que ficar de boca calada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

↑ Top of Page
%d bloggers like this: