PÃO DE ABÓBORA E GENGIBRE COM MOLHO DE SALSA – TODOS PARA A MESA

Se há coisa que gosto são desafios, principalmente arriscar na cozinha. Vou ser sincera, eu adoro cozinhar, adoro inventar novos pratos. Nem sempre calham bem, mas desde que tornei vegetariana aventurei-me cada vez mais na cozinha. O todos para a mesa mostra a minha veia de MasterChef (risos).

Para quem não conhece o Todos Para a Mesa é um desafio culinário com receitas 100% vegetarianas em conjunto com a Sara do blog Healthy Food and Me. Sai sempre na ultima segunda do mês. Para as entradas, os leitores escolheram gengibre e salsa enquanto nós as duas escolhemos abóbora. Confesso que não foi tarefa fácil conjuntar os três ingredientes principais, mas ambas conseguimos.

Vamos lá para as receitas

– Pão de abóbora e gengibre

Ingredientes

  • 400g de farinha
  • 300g de abóbora cozida
  • 3g de gengibre em pó
  • sal q.b
  • fermento de padeiro
  • sementes de chia e leite de soja q.b (opcional)

Preparação

Comecei por descascar abóbora e meti a cozer em lume brando durante 15 minutos. No fim escorri e espremi com ajuda de saco de pano até obter 300 gramas. Coloquei a abóbora numa taça e com ajuda da varinha mágica triturei até ficar puré. Dissolvi o fermento em água morna e coloquei na abóbora assim como o gengibre e fui acrescentando a farinha aos poucos enquanto amassava. Quando começou a formar uma bola tapei a taça com um pano e deixei levedar durante uma hora.

Depois da massa estar levedada separei em pequenas porções e amassei até ficar pequenas bolinhas. Pincelei com leite e coloquei semente de chia por cima. Com o forno já pré-aquecido a 190º sem ventoinha, deixei cozer durante 30 minutos.

– Molho de salsa

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de maionese vegan
  • salsa q.b
  • 2 dentes de alho
  • sal e pimenta preta q.b
  • um fio de azeite

Preparação

Esta receita é muito fácil, basta colocar tudo dentro do picador até ficar a gosto. Atenção que ao alho que pode não ficar totalmente triturado. No final coloquei numa taça para servir.

Opinião final

Podem cortar a bola ao meio e colocar o molho de salsa ou então ir partindo pedaços de pão. Sinceramente ambas as formas fica bem e delicioso! Apesar de serem duas receitas em separado achei bastante fácil de fazer. Acho que o mais demorado foi mesmo a parte da Abóbora e a levedura. A receita do pão dá por volta de 6 bolinhas pequenas, mas podem colocar numa forma de bolo inglês e fazer pão de forma.

Acho que superei as minhas expectativas com este primeiro desafio, por isso que venha o próximo. Amanha já poderão escolher no facebook os próximos dois ingredientes para o prato principal nas páginas do Dezassete e do Healthy Food and Me. Se também participarem não se esqueçam da #TodosPMesa.

Estão curiosos? Gostaram? Se fizerem esta receita utilizem as #TodosPMesa e #ByDezassete

 

Reader Interactions

Comments

    • Daniela Santos says

      Depois diz como ficou a tua versão 😀 Já sabes se fizeres utiliza a hashtag #TodosPMesa <3

      Beijinhos

  1. Marisa Cavaleiro says

    Olá
    Acho que estás mesmo uma verdadeira masterchef porque essas bolinhas de pão têm um aspecto delicioso.
    Como tenho poucas alternativas naquilo que posso comer, o que acabo por comer mais é o pão, acredita, como 3 pães por dia, se fosse há 2 anos atrás estava quadrada!!! Mas agora e para não perder mais peso é o que mais como, foi uma óptima sugestão, adorei!!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    • Daniela Santos says

      Depois um dia temos que falar melhor sobre o que podes comer, para ver umas receitas :b

      Beijinhos

    • Daniela Santos says

      Pensava que o pão de abóbora fosse mais difícil mas gostei bastante e é fácil 😀

      Beijinhos

  2. Adriana R. says

    Fui conquistada logo pelo título! Adoro esses ingredientes e só de imaginar pão de abóbora babo literalmente. Mas depois de ver as fotos, damn! Que aspeto maravilhoso. Manda um pãozinho para cá! 😀
    Beijinhos

    • Daniela Santos says

      Quando for aí e se fizermos um picnic eu faço uns para experimentares :b

      Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

↑ Top of Page
%d bloggers like this: