OCEANÁRIO DE LISBOA

A última vez que fui ao Oceanário de Lisboa foi pela escola numa visita de estudo, ou seja, já algum tempo. A minha curiosidade tão grande porque apenas tinha breves recordações. Achei interessante aproveitar que o Bu estava em casa para fazermos uma viagem de comboio até à capital.

Sendo vegetariana uma das minhas grandes preocupações são os animais. Não vou a locais onde exploram quer seja causa de dinheiro, praticam maus tratos, entre outras coisas. Em conversa com a titia emprestadada do Tuquinha, a querida Sara do blog Healhty Food And Me. Explicou-me que no oceanário por exemplo isso não acontece. Outra coisa que não sabia é que ela fez a sua tese lá, por isso uma visita guiada seria fantástico (sou muito interesseira, risos)!

Uma visitinha guiada seria fantástico

A exposição temporária tem o nome de Florestas Submersas, no qual apresenta as florestas tropicais através de um deslumbrante aquário. É uma exposição de Takashi Amano que é fotógrafo de paisagem e tornou-se mestre internacional da aquarofilia de água doce. Esta exposição tem 40 espécies de peixes tropicais de água doce e 46 espécies de plantas aquáticas. Em forma de U o aquário tem 160m3 de volume e 40 metros de comprimento.

A tranquilidade que a exposição transmite é surreal. Por mim poderia passar horas apenas neste local a observar tudo. A forma como está tudo planeado ao pormenor, a música criada pelo compositor Rodrigo Leão é tão relaxante.  Foi sem dúvida um ponto positivo.

Regra geral gostei da forma como têm cuidado com todos os animais. Desde de uma espécie de gelo artificial, até à temperatura consoante o local que visitamos. A diversidade que existe no grande aquário central de água salgada é fantástica. Andamos sempre em redor dele, dá sempre aquela sensação que nunca acaba. Tem também partes em que tentam demonstrar que as nossas atitudes trazem impacto ao oceano e não só.

As nossas atitudes trazem impacto ao oceano e não só

São tantas, mas tantas espécies de animais, todos diferentes, mas todos tão bonitos. Uma das razões desta visita foi também para o Tuquinha começar a ter “contacto” com os animais. A meu ver é necessário começar a introduzir este género de coisas desde pequeninos. Não sei se é por ter mais consciência desde que tornei-me vegetariana, mas esta visita trouxe-me paz.

Para mim a ida a Lisboa não significou visitar apenas o oceanário. Significou também conhecer a Sara, que já falei tantas vezes dela aqui no blog como nas redes sociais. Não imaginam a felicidade que foi ao fim de tanto tempo a falar pelo computador finalmente encontrar fisicamente. A única coisa que tenho a dizer é que o Tuquinha adorou a titia, sim porque no final não queria que ela fosse embora!

O tuquinha adorou a titia

Sem dúvida que já tinha saudades de um passeio assim, mas com uma criança acaba por ser um pouco estafante. É algo que ainda não estou completamente habituada, mas se no final ele adorou é o que importa. Fez-se bem, chegámos tarde a casa e acordamos cedo, mas meta cumprida. Mais um local que posso riscar da lista.

Quando foi a ultima vez que visitaram o oceanário?

Reader Interactions

Comments

    • Daniela Santos says

      E porque não vais? Acredito que irias adorar 😀
      Muito obrigada pela nomeação minha querida <3

      Beijinhos

  1. Andreia says

    Hummm foi com os meus sobrinhos, com o meu pequenino ainda não fui, foi só ele com a cresce, ao Oxianário, veie os pexinhos a nadae e as estelas do mai. ( Escrito em filhote tal e qual se fala ), com ele fomos ao aquário Vasco da Gama…
    Adorei o post, a informação e as fotos!!
    Beijinhos
    https://titicadeia.blogspot.pt/

    • Daniela Santos says

      opa que fofo! no dia em que fui estavam lá muitas crianças, mal posso esperar quando o meu também for pela escola 😀
      Ainda bem minha querida

      Beijinhos

  2. C. Correia says

    O oceanario é lindíssimo e um belo passeio! Vale realmente a pena! :’) fui há 3 anos e espero ir lá quando o pequenino tiver 2 aninhos… adoro as lontras! :b
    Bjinhos!

  3. Ana Ribeiro says

    Visitei o oceanário em 2004 na primeira visita à capital, desde essa altura que nunca mais visitei por achar o preço um pouco elevado. No entanto, tenho noção que é um sítio de visita obrigatória em Lisboa.
    Adorei o post e o vídeo!
    Beijinhos!

    • Daniela Santos says

      Concordo que o preço seja elevado, para uma família ir quase que é preciso vender um rim porque 18€ por pessoa meu deus xD
      Mas lá está é um sitio obrigatório 😀

      Beijinhos

  4. Adriana R. says

    Ohh, deve ter sido tão giro! Eu também acho que não lá vou desde a escola, há mesmo mil anos. Deixaste-me com imensa vontade de lá voltar. 😀 Fotos lindas e gostei muito do vídeo, cute. <3
    Beijinhos

  5. Andreia Morais says

    Nunca tive a oportunidade de visitar o Oceanário, mas gostava imenso de o fazer! E a tua experiência por lá deixou-me com ainda mais vontade de explorar os seus recantos
    Ainda bem que conseguiste conhecer pessoalmente a Sara, é sempre bom quando estes encontros se proporcionam!

    Beijinhos, minha querida

    • Daniela Santos says

      Quando o fizeres tenho a certeza que irás adorar! E quando fores tens que fazer um post sobre isso 😀
      Sem dúvida <3

      Beijinhos

  6. Soraia Torres says

    Lindo, como a natureza é maravilhosa!
    Também fui lá quando era muito pequena e tenho vagas recordações, mas adorava voltar lá com a minha filha, é um sitio lindissimo mesmo.

    • Daniela Santos says

      É maravilhoso! Simplesmente adorei
      Tenho a certeza que a tua filha vai adorar :b

      Beijinhos

  7. Do jeito da Mi says

    Eu odeio rãs e sapos, mas o certo é que a tua foto está muito bonita 😀
    Por acaso tenho curiosidade de ir ver agora o Oceanário, quando fui lá era muito pequena…

    • Daniela Santos says

      ahahaha somos duas e para ser sincera nem sei como tirei a fotografia xD

      Beijinhos

  8. Sara says

    O Oceanário é uma experiência que eu gosto imenso, apesar de só fui lá duas vezes em toda a minha vida mas, realmente, existe uma aura muito tranquila naquele ambiente! Só fui uma vez ao de Lisboa, haha. Gostei imenso de ler sobre a tua experiência e consciencialização. Eu adoro o blog da Sara e deixa-me mesmo contente ver a vossa amizade crescer, haha. O Tuquinha arranjou uma excelente tia =)
    Adorei ler sobre a tua experiência, ainda bem que tiveram oportunidade de dar um passeio assim e mostrar ao Tuquinha o maravilhoso mundo aquático! Fiquei interessada em visitar a exposição, parece-me incrível! =)

    • Daniela Santos says

      Ambas as exposições são incríveis, mas a temporária com aquela música é linda de mais! Deverias voltar porque vais adorar! Sei bem disso:D
      Ele arranjou uma maravilhosa tia :b

      Beijinhos <3

  9. Sara Canhoto says

    Oh minha querida sabes bem como eu gostei deste nosso dia ♡ Estou apaixonada pelo Tuquinha e o Oceanário ganhou outro sabor com vocês lá!
    Um grande enormesco gigantone abraço ♡

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

↑ Top of Page
%d bloggers like this: