O NOVO PERÍODO COM A ORGANICUP

O Organicup deve ter sido dos produtos mais difíceis de testar. Desde que o Tuquinha nasceu a menstruação quase que desapareceu por magia e depois com o implante hormonal pior ainda. Contudo finalmente consegui experimentar até ter uma opinião formada sobre o copo menstrual. Se gastei mais de 10 pensos nestes últimos meses foi muito, por sim estou extremamente grata por finalmente tê-lo comigo.

Entrei em contacto com a Organicup e oferecem-se logo a enviar um para experimentar e dar o meu feedback aqui no blog. Parecendo que não, uma coisa tão simples consegue mudar tanto uma vida. Antes de ficar grávida utilizava qualquer tipo de pensos e tampões, até que deixei de conseguir utilizar depois da gravidez. Parece que ganhei alergias a essas coisas (risos). O Organicup veio para revolucionar o meu dia-a-dia naquela “altura do mês”.

A primeira vez que o utilizei foi bastante estranho

A primeira vez que o utilizei foi bastante estranho. Tive receio de não conseguir colocar na posição correcta ou então depois de não conseguir retira-lo. Confesso que tive mais de 20 minuto na casa-de-banho a ver vídeos e qualquer seria a forma de o colocar. Assim que consegui passar essa missão (risos), senti que não estava a usar nada, porque com os tampões isso não acontecia. A colocação mais comum é a primeira fotografia (C-fold) e é a forma como faço ultimamente, mas nas primeiras utilizações teve que ser como na fotografia em baixo para habituar-me.

Nos seguintes meses em que tive a menstruação notei que era necessário cortar um pouco a haste, não há problema e eles até dizem para o fazer se necessário. Desde ai o conforto aumentou. Nunca o troquei fora de casa, por isso não consigo dar uma experiência própria. Em casa retiro-o numa posição que funciona (se necessário depois façam uma ginástica para descobrir), puxo um pouco a haste até que consiga apertar um pouco a base do copo por causa do vácuo. Isto dito assim até parece um bicho de sete cabeça ou que por causa do vácuo vem tudo a trás, mas na prática é muito mais fácil do que imaginam.

Uma coisa que evitava fazer era dormir com tampões, não sei porquê mas a mim faziam-me bastante impressão dormir com aquilo. Com o copo menstrual isso já não acontece. Finalmente consegui ter noites tranquilas quando o fluxo é maior. O melhor é que deixei os pensos higiénicos de lado.

Cuidados a ter

Na primeira utilização esterilizar bastante bem, assim como antes e depois do ciclo. Colocar num recipiente com agua a ferver por volta de 3 a 5 minutos. Este passo é muito importante por causa das contaminações que possivelmente existirão.

Mudar com frequência também é bastante importante. Existem marcas que recomendam de 6 em 6 horas, a Organicup diz que pode até 12 horas. Contudo convém ter a noção do fluxo menstrual e se necessário pode ser em menos horas, o que duvido.

Lavar bem durante as mudas, com um sabonete de PH baixo ou sem perfume. Por vezes se necessário só com água também resultará.

Levar o altura do período uma situação normal, não há que ter nojo do nosso próprio organismo, nem nojo de mexer. O pior mesmo são os químicos que por exemplo os tampões deixam e ainda existem muitas mulheres que utilizam.

O organicup aguenta até três tampões grandes. Um funfact que fiquei surpreendida é que durante o período as mulheres sangram muito pouco, por isso a quantidade no copo por vezes pode parecer muito pouco. Para mim, neste momento, não existe nada melhor do que o copo menstrual. Uma alternativa sustentável, barata, sem químicos, não prejudica a saúde e é extremamente confortável.

E vocês já conheciam ou usam o copo menstrual?

Reader Interactions

Comments

  1. Andreia says

    Eu não sei se é psicológico mas não me consigo imaginar a usar o copo menstrual. Já os tampões evito ao máximo e não sei se conseguiria aplicar o copo :/
    Estou numa de pensos de tecido, reutilizáveis, para diminuir o impacto dos descartáveis. mas quem sabe um dia aventuro-me com o copo, porque é, sem dúvida, a melhor opção de todas.

    Beijinhos

  2. A Maria do Mar says

    Eu uso o copo mestrual já há uns meses e adoro, primeiro estranha-se depois entranha-se como se costuma dizer. Super confortável e ecológico. Nem quero imaginar o que a natureza agradeceria se todas as mulheres no mundo tivessem um. Um beijinho minha querida Daniela, sempre a partilhar coisinhas boas.
    ps. em breve também farei um post deste género 🙂

  3. Adriana says

    Fico super feliz por te teres adaptado! Foi uma mudança incrível para mim, e não trocava mesmo por nada. Só espero que mais mulheres experimentem e se apaixonem como nós. ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

↑ Top of Page
%d bloggers like this: