CONHECER VILA DE REI

Finalmente fomos passar um fim de semana fora e escolhemos Vila de Rei. Não só porque é perto de casa se fosse preciso alguma coisa, mas também porque tínhamos um voucher para usufruir. Vila de Rei é uma vila que pertence ao distrito de Castelo Branco e fica a 50 minutos do Entroncamento.  Apesar de ser uma vila no centro de Portugal tem imensas coisas para descobrir e fazer. Assim que chegamos decidimos ir primeiro ao Hotel Vila de Rei fazer o check-in e deixar as malas para estarmos mais à vontade. A verdade é que já conhecia um pouco do hotel por ter fotografado e gostei do espaço.

O Hotel Vila de Rei está situado no centro de Portugal em plena zona do Pinhal Interior Sul. Encontra-se o Centro Geodésico de Portugal Continental. No alto da Serra da Melriça pode ver-se um marco com cerca de 20 metros de altura. Denominado de “Picoto” que assinala o Centro de Portugal ao nível de coordenadas geodésicas. O Hotel Vila de Rei, é a maior unidade hoteleira do concelho, com 33 camas, divididas por 16 quartos duplos e um quarto individual.”

Fomos muito bem recebidos no hotel, todos eram extremamente simpáticos e preocuparam-se sempre se estávamos realmente confortáveis. O quarto onde ficamos era bastante acolhedor, limpo e tinha uma varanda enorme que dava para ver o tão famoso Picoto. Ficamos duas noites e foram duas noites muito bem dormidas graças ao conforto da cama (quem me dera trazer um colchão daqueles risos).

As pessoas são realmente simpáticas

Nesse dia como já se estava a fazer tarde decidimos andar a explorar a vila perto do hotel. Por isso fomos a pé à confiança. Vila de Rei torna-se muito idêntica a Abrantes porque é sempre a subir e a descer, algumas das estradas são em calçada. Tudo muito tipo de um vila. Achei fantástico mesmo nós sendo turistas as pessoas perdiam sempre segundos para desejar boa tarde ou bom dia mesmo não nos conhecendo. As pessoas são simplesmente simpáticas. Acabámos sempre por beber café no Quisque Eurosol e que super recomendo, não só pelo acesso fácil mas também pela simpatia no atendimento. No final da noite acabamos por jantar no hotel e adormecer mais cedo do que o habitual.

É um excelente local pela vista deslumbrante que tem

No sábado levantamos bem cedo, tomamos o pequeno almoço no hotel e fomos à aventura. Fizemos a primeira paragem no Picoto. É um excelente local pela vista deslumbrante que tem e por uma coisa tão simples que nos faz perder horas ali a apreciar tudo ao seu redor. Para quem gosta de jogar Pokemon Go tem duas pokestops e imensos pokemons para apanhar (risos).

O centro geodésico de Portugal continental encontra-se em Vila de Rei. Este ponto, assinalado por um marco geodésico, encontra-se no cume da serra da Melriça e tem o nome de Picoto da Melriça. Uma visita a este local impõe-se não só pelo simbolismo do local como pela vista.”

Na parte da manhã acabamos também por conhecer mais uma Aldeia do Xisto a Água Formosa. Já devem saber que nós somos “viciados” nestas aldeias pequeninas. Situa-se a 10km do Centro Geodésico e a aldeia deve o seu nome a uma fonte de água puríssima. Assim que estacionamos o carro estava a passar um senhor e disso logo bom dia. Mais uma vez tenho que repetir-me e dizer que a simpatia das pessoas é inimaginável.

Deve o seu nome a uma fonte de água puríssima

Em Água Formosa, os declives das encostas são acentuados e os afloramentos rochosos uma constante. O casario encontra-se maioritariamente na margem esquerda da ribeira, tirando partido da sua exposição soalheira.”

Perdendo já meio dia numa busca quase impossível por um bom prato vegetariano acabamos por encontrar a Tasquinha da Vila que foi recomendado por uma senhora a quem pedimos ajuda. Não havendo prato vegetariano especifico, com a ementa do dia conseguiram arranjar um prato espectacular, saboroso, cheio e barato. Estava tudo muito bem confeccionado, foi bastante simpática e sempre preocupada em perguntar se estava tudo bem e tudo extremamente saboroso. Confesso que por vezes fico com saudades de lá voltar (risos). A conta não chegou a 20€ e saímos de lá quase a rebolar com tanta comida.

Situadas no meio da natureza, com uma vista incrível

Na parte da tarde, depois de uma bela sesta do Tuquinha, acabamos por conhecer as praias fluviais da Zaboeira e de Fernandaires. Situadas no meio da natureza, com uma vista incrível transmite paz e é fantástico. Contudo praias fluviais não são para mim, tenho sempre muito receio. Entre as duas existe este miradouro incrível, que tem uma vista maravilhosa.

Conhecemos mais do que tiramos fotos, porque se não um post não chegava. Contudo também andamos imenso de carro porque algumas coisas era longe e para mim isso acaba por perder um pouco a piada. Na noite de sábado estávamos desejosos por jantar num restaurante na Vila de rei, só que estava fechado. Acabamos por ir jantar à Sertã a um restaurante michelin contudo não achei nada de extraordinário. No domingo seguimos viagem cedo. Aproveitamos para matar um pouco de saudades de Abrantes e procurar um sitio para almoçar, mas não tivemos sorte. Abrantes é outro local que recomendo sem sombra de dúvida!

E vocês já conhecem Vila de Rei?

Reader Interactions

Comments

  1. Andreia Morais says

    Confesso que não tenho ideia se alguma vez fui a Vila de Rei [se fui, era pequenita, por isso, não tenho memórias], mas fiquei encantada e cheia de vontade de me perder nos seus recantos

  2. Vera says

    Estive em Vila de Rei muito recentemente! Como fica relativamente perto de onde vivo, passei por lá apenas um dia mas deu para passear pelo Centro Geodésico que como dizes tem uma vista linda e também para conhecer as praias fluviais. No entanto, não tinha conhecimento dessa aldeia de xisto. Adorei o post e as fotografias!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

  3. Adriana says

    É tão pertinho e conheço tão pouco! Só mesmo a parte do centro geodésico. E wait a minute…vocês jogam Pokémon? Se siimm temos que ir jogar beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

↑ Top of Page
%d bloggers like this: