BOROA, UMA PADARIA ARTESANAL

Boroa

A alimentação é um dos tópicos abordados cá em casa, com isto não quer dizer que somos as pessoas mais fit. Acho que tudo tem a sua importância. Das coisas que costumamos comer com alguma regularidade é o pão. Comecei a perceber que o pão de supermercados e pastelarias não era a coisa mais saudável do mundo. Não só por causa dos conservantes, como também a sensação de mau estar no final do dia. Acabei por descobrir a Boroa numa das minhas idas ao mercado municipal do Entroncamento e sem dúvida que adorei o conceito deles. Pão artesanal, de fermentação lenta, com massa-mãe e ingredientes 100% naturais.

A Massa-mãe é diariamente alimentada com farinha de trigo T80 das Farinhas Paulino Horta de forma a estar sempre preparada para ajudar o nosso pão a crescer. É a forma mais antiga e natural de fazer pão e tem imensas vantagens. Quer em termos de sabor e aroma, quer em termos de nutrição e digestibilidade.”

Além de ter sido uma experiência fantástica fotografar, também acabei por conhecer um pouco do processo e como fazem. Não é um bicho de sete cabeças e não há rezas. O que há é ciência, dedicação e empenho.

Esse é o sabor verdadeiro do pão

Dos pães que mais gostamos são sem dúvida os de azeitonas e os com nozes. O sabor dos pães pode parecer um pouco estranho (talvez mais azedo), mas esse é o sabor verdadeiro do pão. Ainda me lembro quando a minha mãe conseguia trazer pão alentejano. Adorava-o pelo sabor diferentes daqueles de supermercado ou as tradicionais padarias.

Parecendo que não, um pão artesanal de fermentação lenta só traz benefícios. Notei diferença no meu dia-a-dia, como por exemplo a sensação de inchaço desapareceu e melhorou a minha digestão. No final do dia sinto-me confortável ou contrário se começar o dia a comer pão de supermercados por exemplo. Outra coisa que reparei é que reduzi imenso a quantidade de pão ingerida por dia, porque além do sabor maravilhoso (que já falei) também tem uma maior saciedade.

Como não costumo ir todos os dias ao centro do Entroncamento, encomendo o pão através do facebook da Boroa e congelo. Ao longo da semana consoante a necessidade vou retirando as quantidades que pretendemos.

Tenho que dar os parabéns pela coragem, pelo mérito e destaque que têm tido não só no entroncamento como nas redondezas. As opiniões que oiço são bastante positivas e as pessoas adoram!

Mais um local que têm de visitar

Reader Interactions

Comments

  1. Andreia Morais says

    Isto é maravilhoso! Já para não falar que fico sempre a conhecer projetos e iniciativas louváveis graças a ti.
    Quando for para esses lados, tenho que passar por lá

  2. Ana Ribeiro says

    Cada vez me dou mais conta que os supermercados só vendem produtos pouco saudáveis, como o caso das bolachas cuja maioria tem excesso de gorduras e açúcar. Não há bolachas milagrosas que desçam colesterol, isso é publicidade enganosa.. O pão é outro bom exemplo, excepto casos de fabrico próprio, mas a maioria tem conservantes e aditivos de sabor.

    Beijinhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

↑ Top of Page
%d bloggers like this: