BLOG 101 – PLUGINS QUE UTILIZO

Nem acredito que desde Fevereiro não faço um post sobre Blog 101. Mas como expliquei n’ O Porquê da AusênciaO Tempo É Nosso Amigo? tenho andado a retomar a minha rotina, por isso volta o Blog 101. Não é novidade que Mudei Para O WordPress, por isso achei por bem trazer umas dicas sobre esta plataforma. Mais propriamente sobre os plugins que utilizo.

Não sou uma expert no assunto, aliás longe disso. Mas gosto imenso de explorar e encontrar informação. Em posts anteriores referi o quanto aprendi desde que criei o blog. Não só digitalmente como no meu dia-a-dia. Tal como tudo, existem pessoas que podem não concordar com as minhas escolhas de plugins mas isto é o que funciona comigo.

Não sou expert mas gosto de aprender

Jetpack – É dos primeiros que tenho e o que utilizo sempre. Foi criado pela equipa do WordPress. Consigo ver as estatísticas, se o site estiver em baixo recebo um mail avisar, tem opção dos seguidores e por aí fora.Quase todos os dias descubro que ele faz uma coisa nova. Existe a versão gratuita e a versão paga, mas por enquanto utilizo apenas a gratuita.

Akismet Anti-Spam – Este plugin verifica todos os comentários ou formulários de contacto para prevenir o spam. Tem a opção de ficarem numa “pasta” durante 15 dias (após isso são eliminados automaticamente) ou removidos logo de imediato. Pessoalmente prefiro ficarem na pasta e depois eu elimino.

Re-add text underline and justify – Quando escrevi um artigo pela primeira vez notei que não havia a opção de justificar o texto. Pessoalmente gosto de tudo bonitinho e justificar o texto dá outra graça ao blog. Quando procurei uma opção encontrei este plugin e desde então manteve-se.

Autoptimize – Basicamente torna o site/blog mais leve, ou seja, elimina os excessos que estão a sobrecarregar. Optimiza o HTML, CSS e JavaScript. Dá para seleccionar várias opções ou alterar o que queremos ou deixamos de querer.

Google Analytics Dashboard for WP – Todos nós sabemos que o Google Analytics é uma excelente opção para estudar o nosso “público” os nossos leitores. Com ele consigo ter um melhor controlo em termos de idades, horário e por aí fora. Este Plugin permite que acompanhe e visualize as principais estatisticas. Outra coisa é que fica sempre ligado ao Analytics.

Google Analytics é excelente para estudar os nosso público-alvo

Instagram Slider Widget – Descobri este plugin neste ultimo template e sinceramente adoro-o. A personalização é extremamente fácil e fica com um aspecto clean.

Responsive Facebook Page Plugin – Tanto instagram como facebook acho que são importantes para colocar na sidebar por isso instalei este plugin para a página do facebook. Tal como o plugin do instagram é extremamente fácil de trabalhar e ficar pronto a funcionar.

Como disse ao inicio estes são os plugins que utilizo e até agora dou-me extremamente bem. Não sei se são dos melhores ou dos piores, mas lá está, pela minha experiência recomendo-os. Estou a pensar seriamente em fazer um post a explicar melhor o funcionamento do WordPress, o que acham? E um pequeno update?

18 Comments

    1. O slider é fantástico e melhor do que aquele widget que se utiliza :b São diferentes por ser wordpress 😀

      Beijinhos

  1. Confesso que não conhecia a maior parte
    Acho este género de publicações extremamente ricas, não só porque nos permitem descobrir coisas novas, mas porque acabam por nos orientar melhor naquilo que pretendemos fazer 🙂

    Beijinhos*

  2. Eu já utilizo alguns e fiquei super fã desse que alinha o texto! Eu costumo usar um código que insiro no post e dá bem mais trabalho! Obrigado 😀 beijinhos

  3. Olá, Daniela!
    Acabo de descobrir o teu blog, e que boa descoberta esta!
    Gosto sempre de descobrir blogs de amantes de Fotografia, sendo que sou fotógrafa profissional, e comecei a fotografar quando tinha a tua idade! 🙂

    Eu tenho um blog pessoal no Blogger, mas comecei agora um novo blog no meu site de fotógrafa no WordPress, e esta plataforma é todo um novo mundo para mim!

    Com este artigo ajudaste-me na questão da justificação de texto. Não gosto nada de ver texto todo alinhado à direita e no primeiro post andei a alinhar o texto todo manualmente no HTML. Precisava mesmo de algo assim para não ter todo esse trabalho!

    Obrigada por esta partilha e parabéns pelo teu blog! Vou ficar a acompanhar! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: