BLOG 101 – DICAS SOBRE O MEDIA KIT

Meio do mês significa blog 101. Podes encontrar todos os posts sobre esta rubrica aqui. Este mês decidi abordar um pouco sobre o media kit, quais os dados mais importantes e onde podes fazer o teu. Tenho que agradecer à carolina por ter sugerido este tema.

O que é um média kit?

Basicamente um media kit é um documento que contém informação importante e detalhada sobre o teu blog. Podes colocar uma breve introdução sobre ti e sobre o blog, as estatísticas, algumas imagens e até alguns factos.

Por norma um média kit costuma ser pedido numa parceria ou então quando contactas alguma marca também podes enviar e assim ficam logo com os dados mais detalhados sobre o teu blog. Ter um media kit pronto e actualizado acaba por ser bem mais prático na hora de contactar.

Os dados mais importantes a incluir

 

Introdução

Como referi anteriormente, uma pequena introdução sobre o blog e sobre o blogger é um excelente ponto de partida. Quem está a ler fica com uma pequena ideia de quem está do outro lado e do que pode esperar no blog.

Imagens

As imagens acabam por ser muito importante, porque um documento só com texto torna-se chato e nada apelativo. Inclui sempre o logótipo do blog e se quiseres também uma imagem tua que represente quem és.

Media kit 1 – Media kit 2

Estatísticas

As estatísticas são um dos pontos mais importantes, parecendo que não é o que as pessoas e empresas mais olham, não há volta a dar. As estatísticas sob forma de gráficos é das opções mais recomendadas. Como disse no ponto anterior as imagens são importantes, logo algo chamativo como gráficos torna a compreensão mais fácil.

Alguns exemplos de teu trabalho (parcerias) e o que tens para oferecer

Aqui fica ao critério de cada um. Há quem considere colocar alguns exemplos de trabalho importantes à parte, assim como quem considera importante no media kit. Tenta sempre escolher os exemplos que mais gostaste de trabalhar e que notaste que teve mais interesse pelo teu público. Também é a altura de falares sobre o que tens para oferecer, o que é que as empresas ganham ao ter uma parceria com o teu blog.

Os teus leitores

Conheceres bem os teus leitores é extremamente importante no que toca ao ter um blog e não existe melhor ajuda que o google analytics para saberes qual é o teu publico-alvo, do que gostam, de onde são. É essencial colocar isso.

 

Onde encontrar informação sobre as estatísticas

Cada plataforma por si só já fornece essa informação, consegues sabes as tua visualizações, controlar o teu tráfego, e ficar a par de (quase) tudo. Contudo, existem marcas que pedem as estatísticas do google analytics e por vezes a diferença entre analytics e a plataforma são gigantes. Por isso é sempre melhor ter o analytics ligado ao teu blog. Outra coisa que também pode ser importante, é ter as estatísticas dos últimos seis meses (ou mais).

Exemplos de media kit no canva

Plataforma ou programa para fazer o media kit

Existem mil e um opções, ou até mais, mas o que interessa é onde é que te sentes à vontade para o fazer. Por exemplo eu estou habituada ao photoshop ou illustrator por isso são as minhas escolhas. Mas quem não tem os programas ou não sabe mexer existe uma plataforma que já dispõem de templates pré feitos, onde apenas é necessário acrescentar os teu dados. No canva, tem aqui alguns templates que podes utilizar para fazer o teu media kit.

É bom existir uma plataforma que disponibiliza estes templates, mas também é aconselhável utilizar a 100%, isto é, convém também fazeres uma coisa tua.

 

Em conclusão, o media kit acaba por ser um documento essencial, não só pela facilidade de demonstrar informações sobre o blog assim como para enviar os dados. Tentei abordar este tema de forma muito leve para não aborrecer, da mesma forma que também tentei colocar informação mais relevante.

Gostaste deste tema? Ajudou em algum aspecto? Qual o próximo tema que queres nesta rubrica?

 

25 Comments

  1. Foi pena não teres disponibilizado um teu feito por ti. Mas não faz mal. Se me lembrar de mais algum tema, mando-te mensagem. Quanto ao post em si, mais completo não há. O meu pretendo fazer com a Lusitec, e já até pedi-lhes um orçamento e até não achei caro (mas isso sou eu, que gosto de colocar confiança na empresa pois sempre me surpreendem). Beijinhos <3

    1. Era para fazer isso, mas como tenho andado com tão pouco tempo decidi investir no conteúdo do que no template visto que já existem alguns 😀
      Fazes muito bem, se confianças na Lusitec e gostas do trabalho, deverias ir para a frente.
      Fico aguardar a mensagem se te lembrares

      Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: