BEDA – Otuquinha | Introdução Alimentação Complementar – 1º semana

 


Introdução Alimentação complementar.

Como vos disse a semana passada, otuquinha fez 6 meses e com isso começamos a AC (alimentação complementar). Confesso que não estava preparada, apesar de ter andado a ler um pouco e ter falado com a enfermeira, mas uma coisa é alimentar adultos, outra coisa é uma criança.

Temos sorte de ter uma mercearia biológica cá em Fátima, por isso foi a nossa escolha. Escolhi biológico porque não há comparação no sabor dos legumes, por mim falo que só consigo comprar cenouras biológicas e bem sei a diferença de preço. Esta foi a nossa escolha para os primeiros legumes do pequeno.

Optamos por comprar batata, cenoura e cebola para fazer um creme de legumes básico. Fiz pouca quantidade porque já sabia que não iria comer grande coisa visto que a primeira vez é sempre assim. Digamos que a sopinha correu lindamente e ficou maravilhosa. Não levou temperos nem sal porque só depois de um ano é que ele pode comer e no final na taça é que coloquei um fio de azeite.

 

Acontece que não estava nada à espera da reacção do moço. O pequenote só chorava. Primeiro pensei que seria da colher porque era muito maleável, trocamos por uma menos mole e depois pensei que poderia estar alguma coisa estragada (o que era um pouco improvável).

Em conversa com minha irmã e a minha mãe descobri que os bebés adoram coisas doce por causa da maminha! Isto é o que dá ser mãe de primeira viagem, não havia nada de doce na sopa, por isso é que ele chorava imenso. Todas as receitas que tinha visto e até a enfermeira nunca explicaram isso, por tanto era normal não saber.

O que é que fiz? Substituí a batata normal por batata doce (que eu adoro tanto). Foi tiro e queda! Ele adorou, começou a comer bem melhor (até abre a boca quando vê a colher) e sei que está contente com o sabor.
Sempre que faço uma nova sopinha vou acrescentando um novo legume, para ver a reacção e também se existe alguma alergia. Até agora tem corrido lindamente e nunca esperei que fosse um guloso e pêras 😀

Gostam de posts assim? Querem receitas das comidas que vou fazendo para ele?

 

 

13 Comments

  1. Adoro posts destes!! Não sabia que devido ao leite materno eles não comessem algo que não seja doce. Já tinha ouvido falar que o leite materno é docinho mas que influenciava na alimentação completamentar essa foi nova para mim. Continua a trazer posts destes! <3

  2. Hi! You have a great blog 🙂
    Text, photos – all perfect
    Will you agree to
    Follow for follow on gfc?
    I like to be in touch with interesting blogs 🙂
    kisses from poland :*
    ayuna-chan.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: